BIOENERGIA
A bioenergia é a energia primordial do todo.
É o campo onde tudo acontece. É a vida.
Sempre o homem teve consciência da existência dessa energia e ao longo do tempo foi chamada de energia KI, energia vital, Prana, Mana, Munis, Magnale Magnum, Magnetismo animal, Força ódica, Raios-N, Força "X", Energia Orgoni, Aura, Éter, Psicossomática, Energia bioplasmatica , Energia Psicotronica, etc.
Desde os tempos primordiais o homem conhece essa energia que aparece como aureola na cabeça dos santos, está presente nas curas pela imposição das mãos, na benção dos velhos, pais e clérigos, na rabdoscopia, nos fenômenos psi-kapa, na telepatia, nas terapias alternativas como Do-In, acupuntura, Shiatsu, moscabustão , etc.
Hoje com a Kirleografia, fotografia da aura, podemos ver e estudar a Bioenergia e seus efeitos. Sabemos hoje que está ligada diretamente com a saúde física e mental dos seres vivos, e que toda e qualquer enfermidade antes mesmo de aparecer no corpo já pode ser detectada através do fluxo da bioenergia nesse corpo.
Das doenças oriundas do desequilíbrio da Bioenergia, a mais freqüente é o CÂNCER (wilhem Reich - A biopatia do câncer)
Corrigindo e equilibrando esse fluxo, conseguimos evitar a manifestação da doença.
A Bioenergia se manifesta em dois pólos opostos e complementares,YIN - YANG, (masculino feminino, quente frio, luz sombra, centrípeto centrifugo, etc. )
O campo Bioenergético é modulado pelas formas, de modo que todas as coisas adquirem uma potencialidade energética própria, obedecendo sempre os princípios da polarização.
Assim podemos caracterizar os alimentos em Yin ou Yang conforme sua forma, cor, sabor etc. (macrobiótica).
Toda as coisas portanto, tem sua polarização, conforme suas dimensões e formas, de modo que podem interferir por ressonância sobre os seres vivos, sendo assim benéficos ou não. conforme a potencialidade da sua polarização.
Partindo desses princípios, foi construído o BIOGERADOR.
O QUE É BIOENERGÉTICA ?
É o estudo da personalidade humana observada aos processos energéticos do corpo. Como técnica terapêutica, ajuda o indivíduo a reencontrar-se com seu corpo e tirar o maior proveito da vida que há nele. Neste segmento, deve-se ter noções básicas de Bioenergética não apenas como abordagem Terapêutica como também uma poderosa ferramenta em sua viagem de autodescoberta.
Deve-se trabalhar:
* Respiração, ritmo, movimento;
* Padrão natural de respiração;
* Respiração revertida e métodos de correção;
* Reconhecimento das similaridades e divergências entre as abordagens terapêuticas respiratórias;
* Liberação das tensões do aparelho respiratório;
* Identificação das tensões instaladas no corpo. Análise do caráter na tomada da consciência da correlação entre as percepções e conflitos registrados na psique na 1ª infância e sua participação na formação das couraças musculares. Mapeamento dos anéis de tensão, alinhamento gravitacional, correção postural, conflitos mentais e tensões corporais.
* Utilizar exercícios e Expressão corporal como recursos na analise bioenergética.
* Vibração e motilidade;
* Grouding;
* Respiração;
* Sexualidade;
* Auto conhecimento e auto expressão;
* Estar em contato;
* Exercícios: padrão – expressivos – sexuais.
A terapia combina o trabalho corporal com o psíquico, ajudando a compreender os problemas emocionais e concretizar o potencial para o prazer e a alegria.
TERAPIA DE BIOENERGIA
O equilíbrio da polaridade energética é um método simples e eficiente executado para causar um profundo relaxamento curador.
O equilíbrio desta energia é reconhecido como um dos mais poderosos instrumentos na manutenção da saúde integral.
A força vital é uma forma sutil de energia eletromagnética uma realidade fisiológica do organismo. A técnicas de toque físico e não físico, são usadas para mandar energia através de todo organismo “abrindo” pontos bloqueados.
As tensões acumuladas pelo organismo podem ser liberadas com o auxilio da bioenergética, terapia desenvolvida pelo médico Alexander Lowen dos Estados Unidos. Os fundamentos das técnicas que o levaram a criar a bioenergética foram aprendidos com o psicanalista Wilhelm Reich.
Lowen elaborou uma síntese dos conhecimentos sobre as energias do corpo e as reuniu na bioenergética, que tem como finalidade liberar as emoções acumuladas por meio de práticas. As atividades que tensionam as pessoas acabam por bloquear o feixo energético interior, provocando diretamente enfermidades e ou até contribuindo para forma-las. É aí que pode ser utilizada a bioenergética.
A terapia chegou ao Brasil na secada de 70. Nos anos 90 conquistou espaço até em empresas, que chegam a adota-loa para diminuir o estresse do dia-a-dia. Antes de a técnica ser aplicada, o especialista faz uma análise, um diagnóstico do paciente, procurando identificar onde estão os sinais que denunciam a existência de tensões acumuladas ou bloqueadas. Um histórico da vida pessoal é fundamental para traçar o retrato do indivíduo.
Após analisar a história do corpo da pessoa, começam os exercícios ministrados gradativamente de acordo com o ritmo, a necessidade e as condições de cada um. Dois pontos são vitais para o sucesso da bioenergética:
* A consciência do processo de respiração e;
* A consciência do corpo, o que ocorre por intermédio do contato com o próprio organismo.
No Brasil, o reconhecimento da eficácia vem desde a época do Império, mas só em 1980, é que ela foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, e em 1990 passou a constar do conselho de especialidades Médicas da Associação Brasileira Médica, deixando assim de fazer parte das terapias alternativas.
Uma das atividades da bioenergética é chamada de grouding de pé, a pessoa flexiona os joelhos e dobra o corpo até a cabeça de aproximar dos tornozelos. Além dos exercícios físicos, a postura tem outro sentido, o de propiciar que o indivíduo mantenha simbolicamente os pés no chão, ou seja, fique em contato com a realidade.
Grouding é enraizar-se no planeta, contato com a realidade que nos torna a todos humanos, semelhantes, emocionais, capazes de amar e sentir dor, compaixão, alegria, prazer. A realidade dos sentimentos, vivida no nosso corpo vivo e brilhante, não apenas com experiências mentais. Nos levou a compreensão de que é possível desenvolver no corpo, através de exercício, a capacidade de vibrar e com isso ir dissolvendo a rigidez ao mesmo tempo em que criando condições para o tecido tolerar uma maior carga energética. Ao tolerar mais carga energética em movimento, nos tornamos capazes de sentir novas emoções.
ESSE TEXTO FOI FORNECIDO PELO QUERIDO AMIGO IRMÃO SEGUIDOR LUIS DE LAMONICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário