A HUMANIDADE TERRENA É COMPOSTA DE ELEMENTOS
RETARDATÁRIOS. DAI SE EXPLICA O PORQUE DAS
DORES, QUE É PATRIMÔNIO COMUM
A TODOS OS HUMANOS.
Em um mundo como o Planeta Terra, morada onde nos encontramos, podemos dizer que a dor é uma necessidade. Ela é na vida dos Espíritos, o que o adubo é na vida da planta.
Os homens como as árvores não devem ocupar neste mundo, um lugar inutilmente .
É da lei que as árvores e os seres humanos produzam frutos, cada um segundo sua espécie e natureza.
Quando a árvore se torna estéril, o agricultor recorre aos processos aconselhados ao caso.
Abre sulcos em volta de seu tronco e aduba a Terra ao seu redor.
Quando o Espírito estaciona na senda da evolução, mostrando-se negligente e relapso no dever que lhe assiste, de produzir frutos de aperfeiçoamento moral e de desenvolvimento intelectual.
vem o guilhão da dor despertá-lo.
É assim que os abúlicos, os comodistas impenitentes, os preguiçosos e os cínicos são chamados a postos e forçados a assumirem atitudes definidas e positivas nas lutas da vida.
A humanidade terrena é composta de elementos retardatários. Daí se explica o porque da dor, que é patrimônio a todos os homens.
AS LUTAS, AS DIFICULDADES E O SOFRIMENTO......
Nos assediam por todos os lados e nos salteiam a cada passo, na caminhada da presente existência, e sempre procuramos fugir às suas investidas.
O momento chega em que nos vemos forçados a enfrentar obstáculos e a resolvê-los a aceitar as lutas e a vencê-las, a encarar a dor face a face e suportá-la.
E tudo isso resulta um bem, após as refregas e as dores o espírito sente-se mais capaz e menos egoísta, mais corajoso e menos indelente .
Ao concurso da dor devemos pois, grande parte do nosso progresso intelectual e moral aprendemos, com o Espiritismo, que a dor não representa uma desgraça para a alma.
No sofrimento, tem ela um poderoso auxílio para a sua redenção.
No trabalho de redenção individual ou coletiva, a dor é sempre o elemento amigo e indispensável.
É a redenção de um espírito encarnado na terra, consiste no resgate de todas as suas dívidas, com a consequente aquisição de valores morais, passíveis de serem conquistados nas lutas planetárias, situação essa que eleva a personalidade espiritual, a novos e mais sublimes horizontes na vida do infinito.
É muito importante que apresentemos, as diferenças entre :
PROVAÇÃO E EXPIAÇÃO.
A PROVAÇÃO, é a luta que ensina ao discípulo rebelde e preguiçoso a estrada do trabalho e da edificação espiritual.
A EXPIAÇÃO, é a pena imposta ao malfeitor que comete um crime, ou falta grave contra os ensinamentos Cristãos.
Quando alguém está deprimido, se torna fragilizado em si mesmo, permitindo-se e vem se permitindo abater pelas dores. Ainda não possui estrutura suficiente, para debater a crise e permanecer alegre e em paz.
Em sua miopia espiritual de regra o deprimido, não se dá conta de que não é o único a sofrer.
E quando percebe que outros também estão sofrendo, passa a pensar que ninguém sofre tanto quanto ele.
O enfermo e fragilizado, dá-se a comentários infelizes, queixando-se e malbaratando a oportunidade de recuperação íntima.
Dominado pela falsa piedade de si mesmo, não deseja a cura embora muitas vezes afirme o contrário.
Acredite a dor encontra-se em toda parte, em todo o ser humano.
Você não é a única pessoa a sofrer, tendo outras pessoas que sofrem muito mais que você.
Diante dos muitos sofrimentos que esteja padecendo, procure a resignação dinâmica, abençoar a todos, agradecer a vida, rejubilar-se e sorrir muito mais, meditar, aprender, corrigir, crescer, avançar e libertar-se.....
NO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO....
Um dos caminhos seguros e precisos, você encontra no Evangelho Segundo o Espiritismo, que orienta o ser humano a respeito da melhor postura diante da dor e do sofrimento. Quando vos advenha uma causa de sofrimento ou de contrariedade, sobrepondo-vos a ela, e quando houverdes conseguido dominar os ímpetos da impaciência, da cólera, ou do desespero, dizei, de vós para convosco cheio de justa satisfação.
" FUI O MAIS FORTE", bem aventurados os aflitos, pode então traduzir-se assim, bem aventurados os que tem ocasião de provar sua fé, sua firmeza, sua perseverança e sua submissão à vontade de Deus, porque terão centuplicada a alegria que lhes falta na terra, porque depois do trabalho, virá sempre o repouso muito merecido.
Recomenda-se que se utilize sempre da obra acima referida, ou seja, vivenciar mais o Evangelho Segundo o Espiritismo, que permite que seja a grande biblioteca cultural do ser humano, fazendo jus de todas as obras e acervos espíritas, que saem dele.
Lembrai-vos de que durante o vosso degredo na Terra, tende de desempenhar uma missão de que não suportais, quer dedicando-vos à vossa família, quer cumprindo as diversas obrigações que Deus vos confiou.
Se no curso desse degredo provação, exonerando-vos dos vossos encargos, sobre vós desabarem os cuidados, as inquietações e tribulações, sede forte e corajosos para os suportar.
Afrontai-vos resolutos, duram pouco e vos conduziram à companhia dos amigos, por quem chorais e que jubilosos por verte-te de novo entre eles, vos estenderão os braços a fim de vos guiar-vos, a uma região inacessível às aflições da Terra.
QUANDO A DOR CHEGAR.....
Procure mantê-la em sua real dimensão, não ampliando desnecessariamente com o seu desespero. Também no EVANGELHO ESPÍRITA, encontraremos a sábia recomendação:
Não vos aflijais pois, quando sofrerdes.
O não afligir-se quando o sofrimento advém, significa que a criatura não deve adicionar sofrimento ao sofrimento. Se certas aflições são inevitáveis, outras são evitáveis.
Evitável é todo o sofrimento que adicionamos, por fragilidade íntima ao sofrimento inevitável.
Portanto, podemos sim no momento atual tentar e tentar sem nunca esmorecer, pois o amor, a fé e o trabalho continuo, nos conduzirão à fortaleza do ânimo e a vitória sobre todas as nossas dores e sofrimentos.
Pense nisso, você quer se libertar, se pergunte também posso ser um vitorioso (a).
Mas tente ser, você muito precisa, só depende de você.
Abraços fraternos em seu coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário