Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de maio de 2012

EDUCAÇÃO DOS FILHOS





A psicologia e a psiquiatria constataram que as impressões marcadas na infância constituem o acervo positivo ou negativo que cada um carrega durante toda a sua existência. 
"Quantos pais são infelizes em seus filhos, porque não lhes combateram desde o início as más tendências por fraqueza ou indiferença, deixando que neles se desenvolvessem os germens do orgulho, do egoísmo e da tola vaidade que produzem a secura do coração.
 Depois, mais tarde, quando colhem o que semearam, admiram-se e se afligem da falta de deferência e gratidão deles._ (O Evangelho Segundo o Espiritismo,cap. V item 4) 

       Se  em tempos atrás, o autoritarismo bastava para se impor limites, atualmente o diálogo e o afeto se tornaram indispensáveis. 
Quantas vezes a falta de  um diálogo com os filhos e consequentemente o desconhecimento do que lhes vai na alma, tem feito com que interpretemos mal suas atitudes julgando-as agressivas e desrespeitosas, quando não passam de apelos dramáticos para que nos apercebamos que eles existem.
 Como pretender que eles nos estimem e nos demonstrem gratidão, se o que recebem de nós são migalhas afetivas, nem sempre dadas de boa vontade, insuficientes para saciar a fome de carinho que os consome?
            Enfim a atuação dos pais é de vital importância para a construção de uma família equilibrada e, concluímos que,  apesar da concorrência externa, os pais ainda não foram desbancados e cremos que nunca o serão, do dever de serem os plasmadores do caráter de seus filhos" (Rodolfo Caligaris - A vida em família)

Nenhum comentário:

Postar um comentário