Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de abril de 2014

O SENTIDO ESPIRITUAL DA PÁSCOA



"Na doutrina espírita, não há comemoração da Páscoa, pois para os espíritas, não existiu ressurreição física, por ser "Cientificamente impossível”. 
O que houve foi uma aparição do corpo espiritual que é algo natural. A vida de Jesus é cheia de exemplos.
A origem da palavra Páscoa é judaica, “Pessach”, é uma festa da tradição judaica, conhecida também como "Festa da Libertação". 
É a Páscoa dos judeus, onde é celebrada a fuga do povo judeu, que vivia como escravo no Egito.
 Pessach é uma palavra hebraica que significa passar além. 
Passar além geograficamente e passar além simbolicamente, da escravidão à liberdade.

Origem do Pessach

De acordo com o Torah, os cinco primeiros livros do Velho Testamento - Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio - atribuído a Moisés, algumas tribos nômades de israelitas viviam escravizadas no Egito pelo faraó Ramsés II, no século XIII a.C., onde eram submetidos a trabalho forçado. Moisés, israelita que cresceu no Egito, salvo das águas do Nilo e criado como nobre, pela filha do faraó, tornou-se líder dos escravos e liderou uma fuga em direção ao deserto do Sinai, onde viveram 40 anos, se preparando para a grande caminhada em direção a Canaã, a terra prometida. O êxodo do Egito é considerado o evento central da história dos judeus e comemorado todos os anos na festa do Pessach.
Está evidente, aí, a referência de que a Páscoa já era uma “comemoração”, na época de Jesus, uma festa cultural e, portanto, o que fez a Igreja foi “aproveitar-se” do sentido da festa, para adaptá-la, dando-lhe um novo significado, associando-o à “imolação” de Jesus, no pós-julgamento, na execução da sentença de Pilatos.
No que concerne à ressurreição, podemos dizer que a interpretação tradicional aponta para a possibilidade do reagrupamento da estrutura corporal do Cristo, no post-mortem, situação totalmente rechaçada pela ciência, em virtude da deterioração do envoltório físico. Por outro lado, até hoje não sabemos de nenhuma múmia que tivesse ressuscitado, já que esta crença veio dos Egípcios. As Igrejas cristãs insistem na hipótese do Cristo ter “subido aos Céus” em corpo e alma, e acontecerá o mesmo em relação a todos os “eleitos” no chamado “juízo final”. Isto é, pessoas que morreram, pelos séculos afora, cujos corpos já foram decompostos e reaproveitados pela terra, ressurgirão, perfeitos, reconstituindo as estruturas orgânicas, do dia do julgamento, onde o Cristo separará justos e ímpios.
A lógica e o bom-senso, base do pensamento espírita, abominam tal teoria, pela impossibilidade física e pela injustiça moral. Afinal, com a lei dos renascimentos, estabelece-se um critério mais justo para aferir a “competência” ou a “qualificação” de todos os Espíritos. Com “tantas oportunidades quanto sejam necessárias”, no “nascer de novo”, é possível a todos progredirem.
Mas, como explicar, então as “aparições” de Jesus, nos quarenta dias póstumos, mencionadas pelos religiosos na alusão à Páscoa?
 A fenomenologia espírita (mediúnica) aponta para as manifestações psíquicas descritas como mediunidades. 
Em algumas ocasiões, como a conversa com Maria de Magdala, que havia ido até o sepulcro para depositar algumas flores e orar, perguntando a Jesus – como se fosse o jardineiro – após ver a lápide removida, “para onde levaram o corpo do Raboni”, podemos estar diante da “materialização”, isto é, a utilização de fluido ectoplásmico – de seres encarnados ou de elementos da natureza – para possibilitar que o Espírito seja visto (por todos). 
Noutras situações, estamos diante de uma outra manifestação psíquica conhecida, a mediunidade de vidência, quando, pelo uso de faculdades mediúnicas, alguém pode ver os Espíritos.
Curioso é que até hoje não perceberam o erro na hora de fazer as contas, segundo o credo cristão, Jesus morreu e ressuscitou no terceiro dia, mas como se de sexta até domingo só se passaram dois?".



Nenhum comentário:

Postar um comentário