Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

DISTÚRBIOS EMOCIONAIS

                                                                     



Cada mente emite como recebe mensagens de vário teor vibratório, mantendo intercâmbio contínuo direto ou indireto com outras que a cercam, do que decorrem processos liberativos ou escravizantes de grave complexidade.

Fluidos deletéricos e energias sutis são emitidos como ingeridos incessantemente, produzindo a psicosfera pessoal que padroniza o estado evolutivo dos que lhes padecem a interferência...

Normalmente, pela própria posição a que se relega, na Escola terrena, a grande maioria das criaturas sintoniza com as ondas mentais perniciosas que absorve teimosamente, intoxicando-se de forma lamentável e perturbando-se consideravelmente, tornando-se essa a gênese de diversas enfermidades orgânicas, psíquicas e de um sem número de distúrbios emocionais.

Uns se comprazem, por viciação mental, nos procedimentos infelizes de auto-envenenamento, graças aos vapores que exalam e absorvem em círculo constritor de que dificilmente se conseguem libertar.

Pequenos incidentes, perfeitamente normais, assumem neles proporções desconcertantes, incorporando-se-lhes ao patrimônio de desgostos que se disputam acumular.

Ocorrências comuns, que constituem testes de resistência e lições de auto-burilamento, convertem-nas em desgraças que lamentam, sem qualquer esforço de renovação, afligindo-se a golpes de insensata rebeldia ou de autopiedade injustificável com que mais se atribulam.

Consomem-se envoltos pelos miasmas do ciúme doentio, desequilibram-se pelas emanações morbíficas do ódio selvagem; perturbam-se em face dos gases, das nuvens das queixas, do despeito, da cobiça irrefreada; envilecem-se ante as absorções dos vapores das sensações bastardas, que vitalizam com o pensamento desatrelado das rédeas das disciplinas morais e enobrecedoras.

É óbvio que distúrbios emocionais multiformes sejam as consequências naturais de tal comportamento cotidiano.

Cada ser respira o clima mental em que se compraz, assimilando as extgeriorizações que vitaliza e que volta a eliminar em processo incessante até a distonia completa...

Ocorre que os fluidos perniciosos desarranjam as delicadas engrenagens do sistema neurovegetativo, produzindo as disritmias que se manifestam como doenças de etiologia difícil.

Sem dúvida, Espíritos enfermos, em si mesmos distonicos, pelo processo de reencarnação, geram disturbios nas delicadas aparelhagens do organismo fisiológico, como necessários estágios de reparação moral e recuperação dos valores anteriormente malbaratados a que são impostos...

Grande parcela, porém, de tais pacientes, resulta da indolência, da insensatez, das irrisões e da ausência de esforço pessoal para aquisição e preservação da saúde espiritual, através da ação concreta no bem ao próximo e a si mesmo.

Terapêutica eficiente para tais pacientes deflui da vivência evangélica em forma de otimismo, atividade fraternal edificante, olvido das ofensas expresso em forma de solidariedade para com o ofensor, oração que é fixação mental nos sublimes ideais da vida e vigilância,  que é disciplina correta imposta aos pensamentos e atos, com que se plasmam programas de santificação e liberdade.

O homem é o depositário, o legatário das próprias atividades.

Os latinos, mediante o conceito veneratio vitae, concitavam o homem à autovalorização por meio de esforço acendrado em prol da dignificação de si mesmo.

Respeito à vida deve ser linha de comportamento íntimo, não se permitindo agasalhar ideias deprimentes ou beligerantes, raciocínios de astúcia e de desprezo, arremessando dardos mentais destrutivos em direção ao próximo, a si mesmo, ou agasalhando, por processo de sintonia perfeita, os que são emitidos por aqueles que sincronizam com as mesmas faixas em que se fixam...

A leitura nobre, a conversação salutar, a meditação, a par das outras terapêuticas funcionam como lubrificante perfeito nas peças descontroladas da organização fisiológica, reparando-as, acondicionando-as, equilibrando-as.

Recurso precioso para a saúde sob qualquer aspecto considerado é o esforço otimista e cristão de que ninguém se pode escusar.

Distonias emocionais, pois, são desarranjos nos centros vitais do eu, que, reeducando-se e exercitando-se, se equilibra, se renova, adquire saúde, dependendo do esforço de cada um. 




Livro: Sementes de Vida Eterna - Divaldo Pereira Franco.

                                                                           


Nenhum comentário:

Postar um comentário