Total de visualizações de página

domingo, 6 de fevereiro de 2011

SER ESPIRITUALISTA

SER ESPIRITUALISTA


Cultivar a vida espiritual, ser espiritualista, não é privilégio deste ou daquele; é dever de todos se prepararem para uma compreensão exata da vida e caminharem com segurança na passagem pela Terra.










Evoluir não é viver num mar de rosas mas, sim, trabalhar, lutar conscientemente. Espiritualizar-se, não é confabular com os espíritos, não é falar neles a todo o momento, como muitos fazem. Muitos que freqüentam as Casas Racionalistas vivem a encher a boca com a palavra espiritualista, sem saberem com certeza o valor dessa palavra. É por esse motivo que recomendamos que estudeis, para que vos aperfeiçoeis, procurando discernir bem sobre o que encerra a obra Racionalismo Cristão.










Ser espiritualista é ser esclarecido, conhecer-se como Força e Matéria, trazer o tempo ocupado, é ser honrado, é ter convicção do valor do pensamento, é ser forte, é procurar vencer todas as vicissitudes, todos os obstáculos, não querer o impossível, enfim, é ter prudência em todos os atos, cuidar da vida material com valor e inteligência, trabalhar pelo bem geral da humanidade, sempre dentro destes Princípios sãos, saber acumular vida anímica para que o espírito possa muito produzir com o bem querer, nesse anseio de ser útil ao semelhante, clarividenciar o raciocínio para melhor vencer as dificuldades, caminhar devagar, ser calmo, mas veloz com o pensamento, alimentando o desejo de produzir sempre e sempre.










Observai o que se vai passando pelo mundo afora! Campeia o desamor pelo trabalho e aumenta o deboche, há verdadeiro descaso pelas coisas sérias da vida. A dignidade se vende, troca-se por qualquer coisa de menos valia; o homem pouco ou nada procura produzir, cada vez se entrega mais à indolência, esperando por uma melhoria à custa dos braços alheios, querendo arrancar dos outros o que de direito possuem, querendo para si aquilo que não lhe pertence, aquilo que a ele não pode chegar, porque não faz esforço dentro das leis que regulam o trabalho honesto. Não pode haver produção sem esforço, sem trabalho, e infelizmente é com tristeza profunda que se observa haver falta de caráter.










Temos frisado muitas vezes que do preparo espiritual da criatura resulta o êxito, porque ele lhe dá coragem, lhe dá valor, lhe dá desprendimento. Para viver na Terra é preciso que haja desprendimento e valor. Há criaturas que não sabem viver, há criaturas que não têm, absolutamente controle sobre si mesmas, e do controle que cada um deve ter, do domínio do seu "eu" é que dependem a estabilidade e a paz da criatura.










Toda criatura tem os seus defeitos, toda criatura tem o seu célebre gênio, mas saber dominar esse gênio, conter o seu "eu" é o que todos precisam fazer. Ninguém é perfeito neste mundo. Enganam-se aqueles que julgam que são perfeitos. Todos são imperfeitos e, assim sendo, todos devem procurar aperfeiçoar-se.










A vida se tornará mais suave quando todos se convencerem de que devem ser humanos uns para com os outros, de que devem ser tolerantes, de que devem ser condescendentes não com o erro, mas com a falta de conhecimento do semelhante. Não se pode exigir perfeições, mas, sim, tolerância e compreensão, porque daí resultará a harmonia dos seres. Há muitos lares em desarmonia, em desequilíbrio espiritual, por falta de senso, de controle.










Todos devem saber primeiro olhar para dentro de si e depois então olhar para os outros, para não reconhecerem neles defeitos somente. Aprendam, portanto, a viver. Aprendam a agir como criaturas sensatas e equilibradas, saibam ser valorosas para compreenderem bem as suas obrigações e as cumpram. Ninguém deve resolver os seus problemas num ambiente de irritação. A irritação e a impaciência são inimigas da paz e da tranqüilidade.










É preciso que todos saibam resolver as coisas com naturalidade e inteligência. Aprendam a ser criaturas capazes de se bastarem pelo pensamento a si próprias, não precisando da proteção espiritual de ninguém, mas contando com os seus próprios recursos espirituais, para vencerem na luta pela vida sempre de cabeça erguida.

Um comentário:

  1. O espiritualista é um seguidor do espiritualismo, ou seja, doutrina que admite quer quanto aos fenômenos naturais, quer quanto aos valores morais, a independência e o primado do espírito em relação às condições materiais, afirmando que os primeiros constituem manifestações de forças anímicas ou vitais e os segundos, criações de um Ser Superior ou de um poder natural e eterno, inerente ao ser humano.

    Também indica a condição de que nada, nem o universo ou a natureza, por mais simples que sejam são separados ou distantes; ao contrário, o todo está unido.

    O espiritualista é uma estudante da verdade, que se dedica à descoberta do que é útil e que faz o bem "ao outro", em oposição a simples aparência ou modismo.

    Ele estuda "o que existe e sempre existiu", em oposição ao que é "transitório". Entende que alguns conceitos são débeis e que só podem ser entendidos se a verdade estiver contida em Deus, a causa primeira e eficiente de toda e qualquer ordem, harmonia, beleza e bondade que preenchem este universo.

    Deus é verdade e inteligência; melhor dizendo: "o Pai de ambas". Ser espiritualista não é algo misterioso ou atraente. Platão foi um grande intelectual e intérprete do mundo, o maior filósofo da era Pré-Cristã, refletindo fielmente em suas obras, o espiritualismo. Ele não enfatizou as crenças ou superstições populares, tampouco racionalizou qualquer concepção metafísica.

    O espiritualista não é uma pessoa que vive no mundo do secreto, mas discreto. Cada um inicia-se, sem necessariamente seguir uma regra, mas faz questão de reinventá-la.

    Não existe limitação, cada um está sempre atento a corrigir os erros que pratica para melhorar como ser humano.

    A idéia de ser aristocrático ou pedante está fora de cogitação. Ao contrário, o espiritualista é uma pessoa simples e desprovida de preconceitos.

    Também não visualiza apenas o presente, mas o futuro, tentando reduzir ao máximo os estragos cometidos no mundo, especialmente através da ignorância.

    Crê-se no todo orgânico, em todos os elementos e não se firma apenas em fatos superficiais como muitos imaginam.

    Os espiritualistas estão por toda a parte: os que são abertos a todas as religiões, ecologistas, estudiosos de filosofia, conscientes da preservação da natureza, dos animais etc.

    Não existe a pretensão de salvar a humanidade, mas salvar a si mesmo e aos mais próximos, começando pela família, numa corrente de bem.

    O espiritualista é um "viajante celeste" com os pés no chão. Uma pessoa serena, segura intelectualmente e espiritualmente, deixando de lado qualquer tipo de julgamento, levando a vida da maneira mais serena possível.

    Monica Buonfiglio

    ResponderExcluir