Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

CINCO ITENS PARA A FELICIDADE





1º Há sol brilhando dentro de mim.

Sempre causou a preocupação com o Sol de fora e esquecendo-se de ativar o sol interno. 
Na hora em que se conseguir combustível para que o sol interno se exteriorize, não se terá sombra e iluminará aquelas identificadas por Jung, que são as heranças passadas, assim como a própria ignorância.
Estudando aquela sombra junguiana, o Espírito Joanna de Angelis elucida que podemos identificá-la sob dois aspectos: a que se encontra como um lado de nossa personalidade ancestral, que resulta dos nossos erros pretéritos, tornando-se densa quando os nossos equívocos atuais, como a consciência de culpa, se impõe; e a sombra tênue, aquela que resulta de nossa ignorância. 
Tudo aquilo que não sabemos é sombra. Então marcharemos para a sombra dourada, aquela que o conhecimento ilumina e faz desaparecer a própria sombra.
[...]
Então, há sol brilhando dentro de cada um!se o sol está brilhando dentro não há nenhuma sombra! Se se deixar dominar pelo sol externo sempre projetará sombra, e quando sair a sua claridade entrará em escuridão.


2º Eu nasci para amar

Infelizmente, quase todo mundo nasceu para ser amado : daí não ter quem ame. 
Todo mundo só quer ser amado. Até há uma musica: Ninguém me ama. É uma coisa trágica: Ninguém me quer. Imagine-se que coisa. Mas isso é porque eu não quero ninguém! 
Eu desejo impor-me aos outros. Então, tenta-se amar.
Todo mundo nasceu, porém, para amar, sem qualquer exigência de receber, mas portador da felicidade de poder dar.
Esse segundo item é relevante, pois, à medida que se descobre que nasceu para amar, o amor deixa de ser particular.
Ama-se a pessoa no seu conjunto, porque, no dia em que o sexo não funcionar, o amor não desaparece. 
O amor é circular, pois que tem suas especificidades: o fraterno, o maternal, o espiritual, o estético, o estésico, e o amor sexual, por que não? Ele faz parte da vida, é uma permuta de hormônios físicos e psíquicos. Então, todos nasceram para amar.


3ºA vida é bela!

Para o indivíduo que tem qualquer psicopatologia a vida é horrorosa, porque vê o mundo através das lentes escuras do seu conflito. Ou ele muda de óculos ou o mundo realmente fica mal.
Há uma lenda, que se refere a um rei que vivia muito angustiado. 
Um sábio ofereceu-lhe uma terapêutica eficiente. Perguntou-lhe:
_ O senhor vê tudo escuro?
_Exatamente – respondeu-lhe o monarca.
_ Então torne o mundo verde, dê-lhe cor – orientou-o o sábio.
E se foi. O rei mandou pintar o palácio, as roupas, os móveis, tudo que quanto existia, tornando-o verde. Os soldados pintaram as suas casas, todo mundo usava máscaras verdes. E ele, claro, começou a ter um mundo feliz.
Cinco anos depois, o sábio voltou ao reino e, ao chegar à porta do palácio, foi proibido de entrar porque estava de roupa branca.
_ Por quê, não poderei falar com o rei? – Indagou ao guarda que se encontrava de plantão.
_ Porque o rei só pode ver coisas verdes.
_ Deve haver algum engano, porque fui eu quem o orientou nesse sentido. Desejo falar-lhe.
E após exigir, foi levado à presença do monarca.
Quando chegou à sala do trono, o rei fechou os olhos e interrogou-o: 
_ Como se atreve a vir até mim com essa roupa que não é verde?
_ Majestade, o senhor não pode tornar o mundo totalmente verde! 
Quando eu o aconselhei, sugeri sem palavras, que bastava usar óculos com lentes verdes!
Como complicamos o mundo!
Então, que se coloque lentes transparentes e se verá que a vida é bela!É preciso sair para olhar o nascer do sol! Não se fique só no crepúsculo! Movimente-se para ver e sentir a Natureza.
Pelo menos por um pouco, saia de si mesmo.



4º O mal que me fazem, não me faz mal. O mal que me faz mal é o mal que faço, porque me torna um homem mau. O mal que me fazem, não me afeta, mas o que faço, esse sim, porque me infelicita.

Se alguém não gosta de alguém, o problema é dele, que vai ter a disfunção hepática toda vez que o veja! Mas, quando a própria criatura não gosta de alguém, o problema é seu.


5º Eu nasci pra servir!
Este pensamento está centrado num belo poema de Gabriela Mistral, prêmio Nobel de Literatura. Mulher admirável! Antes do feminismo, já demostrava a excelência da mulher em toda sua grandeza:
Todos nascemos para servir! Sejamos úteis!


*Trecho retirado do livro: Das Patologias aos Transtornos Espirituais – Uma abordagem Médico- Espírita da obra de Manoel Philomeno de Miranda.

                                                                   


                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário