Total de visualizações de página

domingo, 4 de outubro de 2015

PARA VIVER SABIAMENTE E NÃO TER ARREPENDIMENTO DEPOIS

                                                                              



Muito se tem comentado o livro "The Top Five Regrets of the Dying" ("Os cinco maiores arrependimentos daqueles que estão para morrer"), de autoria de Bronnie Ware, uma enfermeira australiana que passou vários anos trabalhando na área de cuidados paliativos, assistindo pacientes diversos nas últimas 12 semanas de suas vidas. 
As observações que ela colheu no contato com essas pessoas foram inicialmente publicadas em um blog que, dado o sucesso que alcançou, acabou dando origem ao livro a que nos reportamos.

De acordo com a enfermeira, os pacientes obtêm, de um modo geral, uma clareza maior de pensamento quando se aproxima o temido instante da morte, momento esse em que remorsos e arrependimentos acabam sendo inevitáveis.

Extraídos de sua obra, eis o que Bronnie Ware listou como os cinco maiores arrependimentos daqueles que estão para morrer, seguidos dos seus próprios comentários:

1º. Eu gostaria de ter tido a coragem de viver a vida que eu quisesse, não a vida que os outros esperavam que eu vivesse.

"Esse foi o arrependimento mais comum. Quando as pessoas percebem que a vida delas está quase no fim e olham para trás, é fácil ver quantos sonhos não foram realizados. 

A maioria das pessoas não realizou nem metade dos seus sonhos e têm de morrer sabendo que isso aconteceu por causa de decisões que tomaram, ou não tomaram.”

2º. Eu gostaria de não ter trabalhado tanto.

"Eu ouvi isso de todos os pacientes homens que eu assisti. Eles sentiam falta de ter vivido mais a juventude dos filhos e a companhia de seus parceiros. 

Todos os homens com quem eu conversei se arrependeram de passar tanto tempo de suas vidas no ambiente de trabalho."

3º. Eu queria ter tido a coragem de expressar meus sentimentos.

"Muitas pessoas suprimiram seus sentimentos para ficar em paz com os outros. Como resultado, se acomodaram em uma existência medíocre e nunca se tornaram quem realmente eram capazes de ser. Muitas desenvolveram doenças relacionadas à amargura e ressentimento que carregavam."

4º. Eu gostaria de ter mantido contato com os meus amigos.

"Frequentemente, eles não percebiam as vantagens de ter velhos amigos até chegarem às suas últimas semanas de vida e não era sempre possível rastrear essas pessoas. 

Muitos ficaram tão envolvidos em suas próprias vidas que deixaram amizades de ouro se perderem ao longo dos anos. Todo mundo sente falta dos amigos quando está morrendo."

5º. Eu gostaria de ter-me permitido ser mais feliz.

"Esse é um arrependimento surpreendentemente comum. Muitos só percebem isso no fim da vida – que a felicidade é uma escolha. 

As pessoas ficam presas em antigos hábitos e padrões.”

Verifica-se na lista acima que nem todos os problemas que podem infelicitar a criatura humana estão aí contemplados. Existem, com efeito, muitos outros, e um deles é citado por Abel Gomes em uma mensagem constante do livro “Falando à Terra”, obra psicografada por Francisco Cândido Xavier:

 “À maneira que nos desenvolvemos em sabedoria e amor, consideramos a perda dos minutos como sendo a mais lastimável e ruinosa de todas”.

Saúde e harmonia na vida, eis o sonho de todas as pessoas. 

Contudo, muitos se esquecem de que tal conquista será a consequência de nossas próprias atitudes perante a vida e o próximo, como André Luiz nos propõe na mensagem intitulada “Preceitos de Saúde”, cuja observância poupar-nos-á arrependimentos desnecessários ao término de nossa passagem por aqui.

Eis o que André nos recomenda:

1 - Guarde o coração em paz, à frente de todas as situações e de todas as coisas. 

Todos os patrimônios da vida pertencem a Deus.

2 - Apoie-se no dever rigorosamente cumprido. Não há equilíbrio físico sem harmonia espiritual.

3 - Cultive o hábito da oração. A prece é Luz na defesa do corpo e da alma.

4 - Ocupe o seu tempo disponível com o trabalho proveitoso, sem esquecer o descanso imprescindível ao justo refazimento. A sugestão das trevas chega até nós pela hora vazia.

5 - Estude sempre. A renovação das ideias favorece a sábia renovação das células orgânicas.

6 - Evite a cólera. Enraivecer-se é animalizar-se caindo nas sombras de baixo nível.

7 - Fuja à maledicência. O lodo agitado atinge a quem o revolve.

8 - Sempre que possível, respire a longos haustos e não olvide o banho diário, ainda que ligeiro. O ar puro é precioso alimento e a limpeza é simples obrigação.

9 - Coma pouco. A criatura sensata come para viver, enquanto a criatura imprudente vive para comer.

10 - Use a paciência e o perdão infatigavelmente. Todos nós temos sido caridosamente tolerados pela Bondade Divina milhões de vezes e conservar o coração no vinagre da intolerância é provocar a própria queda na morte inútil. (Do livro “Aulas da Vida”, obra mediúnica psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier.)

* Editorial - O Consolador.


                                                            



Nenhum comentário:

Postar um comentário