Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de maio de 2015

COMPREENDA, ACEITE E TRABALHE SUA DOR



                              A HUMANIDADE TERRENA É COMPOSTA DE ELEMENTOS

                                  RETARDATÁRIOS. DAI SE EXPLICA O PORQUE DAS

                                             DORES, QUE É PATRIMÔNIO COMUM

                                                       A TODOS OS HUMANOS.


               Em um mundo como o Planeta Terra, morada onde nos encontramos, podemos dizer que a dor é uma necessidade. Ela é na vida dos Espíritos, o que o adubo é na vida da planta. 

Os homens como as árvores não devem ocupar neste mundo, um lugar inutilmente .

É da lei que as árvores e os seres humanos produzam frutos, cada um segundo sua espécie e natureza. 

Quando a árvore se torna estéril, o agricultor recorre aos processos aconselhados ao caso. 
Abre sulcos em volta de seu tronco e aduba a Terra ao seu redor.

Quando o Espírito estaciona na senda da evolução, mostrando-se negligente e relapso no dever que lhe assiste, de produzir frutos de aperfeiçoamento moral e de desenvolvimento intelectual. 

vem o guilhão da dor despertá-lo.

É assim que os abúlicos, os comodistas impenitentes, os preguiçosos e os cínicos  são chamados a postos e forçados a assumirem atitudes definidas e positivas nas lutas da vida.

A humanidade terrena é composta de elementos retardatários. Daí se explica o porque da dor, que é patrimônio a todos os homens.


                              AS LUTAS, AS DIFICULDADES E O SOFRIMENTO......


                                             Nos assediam por todos os lados e nos salteiam a cada passo, na caminhada da presente existência, e sempre procuramos fugir às suas investidas.  

O momento chega em que nos vemos forçados a enfrentar obstáculos e a resolvê-los a aceitar as lutas e a vencê-las, a encarar a dor face a face e suportá-la. 
E tudo isso resulta um bem, após as refregas e as dores o espírito sente-se mais capaz e menos egoísta, mais corajoso e menos indelente .


Ao concurso da dor devemos pois, grande parte do nosso progresso intelectual e moral aprendemos, com o Espiritismo, que a dor não representa uma desgraça para a alma.

No sofrimento, tem ela um poderoso auxílio  para a sua redenção. 

No trabalho de redenção individual ou coletiva, a dor é sempre o elemento amigo e indispensável. 
É a redenção de um espírito encarnado na terra, consiste no resgate de todas as suas dívidas, com a consequente aquisição de valores morais, passíveis de serem conquistados  nas lutas planetárias, situação essa que eleva a personalidade espiritual, a novos e mais sublimes horizontes na vida do infinito.

É muito importante que apresentemos, as diferenças entre :


                              PROVAÇÃO E EXPIAÇÃO.


                        A PROVAÇÃO, é a luta que ensina ao discípulo rebelde e preguiçoso a estrada do trabalho e da edificação espiritual.

A EXPIAÇÃO, é a pena imposta ao malfeitor que comete um crime, ou falta grave contra os ensinamentos Cristãos.

Quando alguém está deprimido, se torna fragilizado em si mesmo, permitindo-se  e vem se permitindo abater pelas dores. Ainda não possui estrutura suficiente, para debater a crise e permanecer alegre e em paz.

Em sua miopia espiritual de regra o deprimido, não se dá conta de que não é o único a sofrer. 

E quando percebe que outros também estão sofrendo, passa a pensar que ninguém sofre tanto quanto ele.

O enfermo e fragilizado, dá-se a comentários infelizes, queixando-se e malbaratando a oportunidade de recuperação íntima. 

Dominado pela falsa piedade de si mesmo, não deseja a cura embora muitas vezes afirme o contrário.

Acredite a dor encontra-se em toda parte, em todo o ser humano. 

Você não é a única pessoa a sofrer, tendo outras pessoas que sofrem muito mais que você.

Diante dos muitos sofrimentos que esteja padecendo, procure a resignação dinâmica, abençoar a todos, agradecer a vida, rejubilar-se  e sorrir muito mais, meditar, aprender, corrigir, crescer, avançar e libertar-se.....


                              NO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO....


                        Um dos caminhos seguros e precisos, você encontra no Evangelho Segundo o Espiritismo, que orienta  o ser humano a respeito da melhor postura diante da dor e do sofrimento. Quando vos advenha uma causa de sofrimento ou de contrariedade, sobrepondo-vos a ela, e quando houverdes conseguido dominar os ímpetos da impaciência, da cólera, ou do desespero, dizei, de vós para convosco cheio de justa satisfação.

" FUI O MAIS FORTE", bem aventurados os aflitos, pode então traduzir-se assim, bem aventurados os que tem ocasião de provar sua fé, sua firmeza, sua perseverança e sua submissão à vontade de Deus, porque terão centuplicada a alegria que lhes falta na  terra, porque depois do trabalho, virá sempre o repouso muito merecido.

Recomenda-se que se utilize sempre da obra acima referida, ou seja, vivenciar mais o Evangelho Segundo o Espiritismo, que permite que seja a grande biblioteca cultural do ser humano, fazendo jus de todas as obras e acervos espíritas, que saem dele.

Lembrai-vos de que durante o vosso degredo na Terra, tende de desempenhar uma missão de que não suportais, quer dedicando-vos à vossa família, quer cumprindo as diversas obrigações que Deus vos confiou.

Se no curso desse degredo provação, exonerando-vos dos vossos encargos, sobre vós desabarem os cuidados, as inquietações e tribulações, sede forte e corajosos para os suportar. 

Afrontai-vos  resolutos, duram pouco e vos conduziram à companhia dos amigos, por quem chorais e que jubilosos por verte-te de novo entre eles, vos estenderão os braços a fim de vos guiar-vos, a uma região inacessível às aflições da Terra.


                              QUANDO A DOR CHEGAR.....


                        Procure mantê-la em sua real dimensão, não ampliando desnecessariamente  com o seu desespero. Também no EVANGELHO ESPÍRITA, encontraremos a sábia recomendação:

Não vos aflijais pois, quando sofrerdes.

O não afligir-se quando o sofrimento advém, significa que a criatura não deve adicionar sofrimento ao sofrimento. Se certas aflições são inevitáveis, outras são evitáveis.

Evitável é todo o sofrimento que adicionamos, por fragilidade íntima ao sofrimento inevitável.

Portanto, podemos sim no momento atual tentar e tentar sem nunca esmorecer, pois o amor, a fé e o trabalho continuo, nos conduzirão à fortaleza do ânimo e a vitória sobre todas as nossas dores e sofrimentos.

Pense nisso, você quer se libertar, se pergunte também posso ser um vitorioso (a). 

Mas tente ser, você muito precisa, só depende de você.


Abraços fraternos em seu coração. 

*Do irmão Jesus Carlos.

                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário