Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de maio de 2015

SOMOS CARTEIROS PEREGRINOS




"Eu plantei, Apolo regou, mas quem deu crescimento foi Deus. Por isso, o que vale não é quem planta, nem quem rega, mas, sim, aquele que faz crescer, que é Deus."
(Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios, 3:6 e 7.)


Ainda me lembro bem daquela conversa. O relógio já marcava umas onze horas e trinta minutos da noite. 
Entretanto, o diálogo, pelo telefone, entre mim e o querido amigo Alberto Almeida, parecia não querer parar.

Contava-lhe, na ocasião, das dificuldades que eu ia encontrando pelo caminho, enquanto ele ia falando-me das alegrias do trabalho. 

E nesta prosa boa, fruto da sinceridade que brota d'alma, ele teve a oportunidade de me dizer algo, tanto singelo, quanto profundo.

- Leo, no trabalho do bem, nós somos peregrinos a entregar cartas do Mestre Jesus. 

Não somos a mensagem, somos somente os carteiros.

Confesso que não somente àquela hora, mas igualmente agora, a fala do Alberto me encantou. 

Não que eu nunca houvesse pensado sobre o conteúdo dela. 
Contudo, a forma clara com a qual ele me falava, além disso o modo amoroso e humilde, calou profundamente nos refolhos do meu íntimo.

Por isso mesmo, colega jovem, hoje quero compartilhar contigo estas lições.

Se tu desejas candidatar-te às fileiras dos trabalhadores do amor, transmitido pelas variadas formas o Evangelho que Deus enviou ao mundo por meio de Jesus, lembra-te das palavras de Paulo, pois, por mais que plantemos e reguemos, só a fecundidade do Pai pode fazer crescer.

Em nossa imensa pequenez, no trabalho cristão-espírita, devemos ter a consciência de que somos - o que deve ser motivo de inaudita alegria e paz - somente carteiros peregrinos, como me falou o querido amigo, que entregam cartas do Cristo à humanidade, ao mesmo tempo em que aprendem o conteúdo das mesmas - acrescento de minha parte.

Em diversos setores do mundo e da vida pode-se até querer glórias mil. 

No labor do bem, contudo, a única "glória" que se deve procurar ter é aquela que advém da paz de consciência do dever cumprido. 
Por isso mesmo, tudo quanto fizermos, devemos fazer de boa mente, "pois é para o Senhor, e não para os homens". (Epístola de Paulo aos Colossenses, 3:23.)

Dessa forma, juventude amiga, em nome do bem, inspirados na mensagem do Mestre maior, trabalhemos com a paciência e a humildade de um carteiro peregrino.


* Informativo Espiritismo Estudado.

                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário